Os dados móveis são oferecidos em planos por operadoras para que você possa ter acesso à internet sem precisar estar conectado a uma rede de wi-fi. Porém, esse curso às vezes é usado excessivamente sem que o usuário nem perceba, sendo então surpreendido com o rápido esgotamento do limite oferecido pela operadora. Confira a seguir algumas dicas para que você consiga controlar o uso e chegue até o fim do mês com a chance de acessar a internet do plano contratado sem qualquer limitação.
1. Ativar o protetor de dados
Atualmente, os celulares mais modernos com acesso à internet a partir de uma rede móvel 3g ou 4g podem ter aplicativos que utilizam os seus dados mesmo que eles estejam em segundo plano. Isto é, caso você troque de aba e deixe outros aplicativos que tem permissão de usarem os dados, sua internet móvel irá ser usada continuamente para que as notificações sejam trazidas a sua tela em tempo real.
O protetor de dados irá ajudar a reduzir o seu uso impedindo que os aplicativos utilizem sua internet móvel em segundo plano. Porém, isso significa que, talvez você não receba mensagens ou ligações no WhatsApp, ou Messenger enquanto estiver longe do wi-fi, pois esses aplicativos não podem usar os dados enquanto estiverem apenas em segundo plano.
Para que isso não tenha chances de ocorrer, você pode permitir o uso de dados sem restrição para certos aplicativos, como é o caso de aplicativos de comunicação e outros de sua escolha. Desse modo, apenas os apps escolhidos irão usar seus dados móveis e os outros irão aguardar uma rede de wi-fi para ter acesso à internet. Porém, lembre-se que são justamente esses aplicativos que mais gastam dados em segundo plano.
[su_list icon=”icon: whatsapp” icon_color=”#e30537″]
[/su_list]
2. Fechar aplicativos em segundo plano
Toda vez que você abre um novo aplicativo em seu celular, o que estava sendo usado anteriormente acaba ficando em segundo plano. Assim, você poderá voltar a usá-lo quando quiser e ele estará do mesmo jeito que deixou.
Porém, isso faz com que eles continuem funcionando enquanto você está em novas janelas mexendo em outros aplicativos e, para continuar funcionando, é necessário usar sua internet móvel.
Para evitar que isso ocorra, acostume-se a fechar os aplicativos em segundo plano para que eles não utilizem com frequência a sua internet móvel.
????→ Como bloquear apps no seu celular
3. Definir aviso de dados
Nas configurações do seu aparelho, você pode acessar o menu Uso de Dados Móveis e conferir a quantidade de GB ou MB usados no decorrer de um mês. O valor apresentado é a quantidade de dados móveis usados em um ciclo, que dura geralmente um mês, pois é o período em que as operadoras costumam renovar o pacote de dados de seus usuários.
Caso você ative o aviso de dados, quando seus dados móveis gastos atingem um valor especificado por você, um aviso irá aparecer em sua tela, mostrando que já foi utilizada por seus aplicativos aquela quantidade de MB ou GB.
Consulte a quantidade de dados que foi oferecida por sua operadora quando você fechou seu pacote antes de definir esse aviso. É interessante colocar um lembrete para um valor abaixo do total oferecido pela operadora, pois assim, após o aviso, você ainda terá uma quantidade que poderá ser usada em casos de emergência.
Essa é uma boa opção para quem quer controlar o uso de dados móveis, pois quando os mesmos estiverem acabando, seu aparelho irá lhe avisar e você pode começar a controlar e evitar o uso de aplicativos que usam muito o seu 3g ou 4g, como o Facebook, Instagram e Netflix.
⏱️???? Calcule a velocidade do seu Android → Passo a Passo aqui
4. Definir limite de dados
Definir um limite de dados é uma alternativa interessante caso usar avisos não tenha dado certo. Se você programou um aviso anteriormente e mesmo assim acabou usando toda a sua internet do plano contratado, essa é uma ótima opção pois os dados móveis serão desativados quando o limite especificado for atingido. Ou seja, você não conseguirá usar mais a internet no seu aparelho através do seu plano enquanto não desativar esse limite.
Isso faz com que o usuário acabe deixando realmente certa reserva para situações de emergência até o final do mês e opte por usar o wi-fi de casa ou locais em que exista internet wi-fi disponível para os frequentadores.
5. Ativar o modo economia de energia
O modo de economia de energia é uma alternativa para que seu aparelho prolongue a duração da bateria. Ao ser ativado, o celular geralmente desativa recursos como o Always On Display, limita a velocidade máxima da CPU e também restringe o uso de dados em segundo plano. Garanta também que conheçe quais são os apps que mais consomem a sua bateria usando o nosso tutorial de ecomia de energia.
6. Mantenha os dados móveis sempre desligados
Manter os dados sempre desligados é uma ótima alternativa. Desse modo, você irá ativa-lo apenas quando precisar usar e nenhum outro aplicativo irá gastar o seu pacote quando não for necessário.