A segurança durante o uso de Smartphones é um assunto bastante em alta, infelizmente existem muitos vazamentos de mensagens, clonagens de contas, roubos de fotos, roubos de celular, perdas, entre outros problemas que podem acontecer devido a pessoas mal intencionadas.
Os especialistas advertem que quando mais obstáculos o usuário colocar em seus aplicativos e no aparelho, menores serão as chances de invasão. Por isso, vamos falar do bloqueio de tela do celular, um recurso presente em todos os tipos de smartphones, confira!
[su_list icon=”icon: arrow-right” icon_color=”#e30537″]
[/su_list]
Como fazer o bloqueio de tela no celular Android em 5 passos
Em pouco minutos é possível ativar a proteção do celular Android, confira:
Passo 1 – Vá até o Painel ” Configurações”, pesquise por ” Tela de Bloqueio” e ” Segurança”. Alguns aparelhos podem trazer o ícone ” segurança” primeiro e depois, ” tela de bloqueio”.
Passo 2 – Ao lado de ” Bloqueio de Tela”, terá um ícone chamado “Engrenagem”, clique nele.
Passo 3 – Escolha a opção “Bloquear automaticamente”, clique na opção ” Imediatamente”.
Passo 4 – À partir desse comando, o seu celular vai bloquear a tela assim que for desligado. Caso a opção ” Smart Lock” estiver ligada, desative.
Passo 5 – Nesse instante, volte ao painel de ” Configurações” e entre na ” Tela de Bloqueio”, toque em ” Suspensão” ou ” Modo de Espera” e estipule um prazo para o bloqueio de tela, pode ser de 20 segundos ou 1 minuto. Avalie como é o seu uso do aparelho.
Pronto, a configuração do bloqueio de tela do Android está concluída. Agora, toda a vez que o celular for desligado ou ficar o tempo estipulado sem uso, ele vai bloquear e o acesso só será possível com o uso da senha, PIN ou deslizamento dos dedos cadastrados.
Tipos de Bloqueio de tela no Android
O bloqueios de tela disponibilizados pelo Android podem ser:
Padrão – Deslizamento dos dedos, o usuário pode escolher um desenho para desbloquear;
Senha – Digitar 4 ou mais de letras e números. Essa é uma das opções mais seguras;
PIN– Digitar 4 ou mais números;
O Android 10 e as versões superiores permitem que o usuário mantenha o celular desbloqueado por mais tempo em certas condições escolhidas, por exemplo: Enquanto estiver em casa.
Já nas versões mais antigas do Android, é possível usar o Smart Lock para desbloquear automaticamente em certas situações como: Em casa, no trabalho, etc.
Essas são formas de facilitar o uso do aparelho em situações que não representam perigo de perda, roubo ou furto.
Vale lembrar que os usuários do Android podem rastrear o seu dispositivo móvel em caso de roubo ou perda através do Gerenciador de Dispositivo Android pela conta do Google. Ele mostra a localização do aparelho em um mapa, além disso, permite o bloqueio remoto do aparelho.
Para usar esse mecanismo, é necessário acessar o aplicativo de “configurações do Google” e ir “Gerenciador de Dispositivo Android” para ativar as opções.
Porém, é preciso enfatizar que o GPS precisa estar ativado para que esse sistema funcione. Caso você seja daquelas pessoas que desligam o GPS para economizar bateria, então, o aparelho não será rastreado se houver uma perda, furto ou roubo.
O bloqueio de tela do celular ainda é um recurso eficiente e totalmente gratuito que todos os usuários de Smarthphones devem utilizar. Afinal, quanto mais obstáculos, melhor é para evitar invasão no aparelho.
⭐VEJA TAMBÉM⭐
Melhores aplicativos espião para segurança do Android
Qual é a importância do bloqueio de tela do celular?
O bloqueio de celular funciona como uma barreira que confere muita proteção para o aparelho, dessa forma, caso o usuário perca o celular ou e roubado, as chances do mal feitor conseguir acessar seus dados pessoais e fotos são menores.
Durante o bloqueio da tela, o proprietário cadastra uma senha deslizante ou numérica com o código PIN. Essa configuração é uma grande aliada para impedir que alguém que não saiba a senha tenha acesso ao aparelho.
Porém, é importante lembrar que o bloqueio de tela precisa estar ativado quando o celular não estiver nas mãos do dono. Por exemplo: Se o aparelho estiver em uso e alguém o rouba ainda em funcionamento, ou seja, sem a tela ativada, essa pessoa certamente terá acesso aos dados se ela o fizer antes do bloqueio.