Google Maps ou Waze – Prós e Contras. Qual Escolher?

Viver em uma cidade grande exige uma série de pequenas soluções para simplificar o dia a dia e otimizar o tempo, que convenhamos, não é muito. 

Um dos principais fatores que fazem as pessoas dos principais centros urbanos sofrerem com os horários é o trânsito. Mesmo para quem não dirige, ficar preso em um engarrafamento logo pela manhã não soa como algo agradável.

Pensando nisso, aplicativos como Google Maps e Waze (que foi comprado pela Google em 2013) conseguem não só indicar rotas para locais desconhecidos, como sugerir o melhor trajeto de acordo com variantes como horário, localização, tempo e distância. 

Usado tanto por motoristas que querem fugir do trânsito congestionado, quanto por usuários de transporte público que querem saber quanto tempo irão esperar o próximo ônibus, os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.

Conheça agora as diferenças entre eles e saiba qual o melhor de acordo com a sua necessidade diária. 

Google Maps

Existente desde 2005, o Google Maps é o serviço da gigante que nasceu para oferecer pesquisa e navegação em mapas e imagens de satélite direto do navegador das pessoas. Em uma breve comparação, seria um Google Earth – aquele mapa global em 3D também da Google – mas adaptado para o uso cotidiano. 

O serviço ficou bastante famoso por conseguir direcionar pessoas à lugares que elas iriam visitar pela primeira vez, e ao longo do tempo foi gerando uma base de dados que hoje consegue ser referência ao indicar a reputação de comércio, avaliação dos usuários, melhores rotas, etc.

Para usá-lo gratuitamente, basta acessar o site através de um navegador web, ou baixar o aplicativo disponível para smartphones e tablets das plataformas Android e iOS. 

Prós

É possível escolher um destino de partida e outro de chegada, que o site ou app irá traçar uma rota adequada de acordo com a sua opção de transporte (carro, transporte público, a pé).

Você pode acompanhar o trajeto sem acompanhamento, ou usar a ”rota ao vivo” do app que te indica o próximo caminho a seguir para chegar ao seu destino. Para usar essa função na rua, é necessário estar conectado à internet – via WiFi ou internet móvel – e estar com o GPS habilitado. 

O app é uma ótima opção para quem se desloca de transporte público, pois oferece informações atualizadas da maioria das linhas das cidades, bem como horários, preços e possibilidade de integração. 

Caso prefira, o usuário pode alterar a visualização para imagem de satélite, tendo atualização em tempo real do clima, por exemplo. 

Contras

Mesmo sendo possível adicionar locais favoritos, como sua casa ou trabalho, o app ainda não oferece uma navegação personalizada que melhore os trajetos de acordo com o uso cotidiano. 

Vale a pena?

O Google Maps é um ótimo serviço para quem só deseja ocasionalmente fugir do trânsito ou saber como chegar a um determinado local utilizando apenas transporte público.

Ele também é excelente quando utilizado para conferir avaliações de pessoas sobre restaurantes, bares, festas, hotéis, entre outros tipos de estabelecimentos cadastrados com informaçõe online. 

Waze

O Waze se tornou o queridinho dos motoristas, principalmente de quem trabalha com aplicativos de mobilidade. Oferecendo uma navegação diferenciada, ele usa o GPS do celular para identificar as melhores rotas de acordo com o horário e destino do usuário.

A grande diferença dele para o Google Maps é que o app ”aprende” através dos seus trajetos diários, sugerindo rotas que facilitem o seu dia a dia de acordo com o seu histórico de movimentação.

Funcionando como uma rede de colaboração, um motorista consegue notificar os outros caso encontre um acidente, bloqueio ou engarrafamento durante um caminho, desta forma, todos os outros usuários terão acesso àquela informação e poderão traçar novas rotas.

Prós

O app é gratuito e funciona muito bem na maioria dos smartphones. 

[su_list icon=”icon: thumbs-o-up” icon_color=”#2ce517″]

  • Aprende com os dados de navegação, recalculando rotas de forma muito dinâmica com o passar do tempo;
  • Consegue mostrar em tempo real a distância de pessoas indo ao mesmo lugar que você. Exemplo: Você e seus amigos estão indo para um show, ao adicionar eles na sua conta, todos podem ver quem está mais próximo e receberem notificações conforme cada um chega no destino final. 

[/su_list]

Contras

Como é um aplicativo utilizado por muitas pessoas, as rotas alternativas podem correr o risco de ficarem congestionadas, assim como o local desviado. 

Vale a pena? 

Se você usa o carro para trabalhar todos os dias, o Waze é uma ótima ferramenta que pode te poupar bastante tempo e estresse por ficar preso no trânsito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima